sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ata de 17 de Junho de 2008

Olá Mães!

A reunião foi ótima e podemos tirar bastante proveito do que foi falado. A fim de passar o que conversamos para as mães que não puderam vir, vamos fazer um breve relato. Vocês podem contribuir se quiserem completar.

Nosso assunto central foi a hora do rango. O que fazer quando a criança não come??

A hora do Rango:

Primeiro passo: paciência! A criança pode gostar de comer uma coisa um dia e não comer no outro. Suas preferências pelas coisas estão começando a aparecer. Se ela perdeu o interesse pela comida, insista um pouco, pode ser que ela coma. Pode ter certeza que ela está alimentada e não vai morrer de fome! Isso é uma encanação de todas as mães! Ajuda criar um ambiente, com uma velinha, uma música, uma oração, etc. Temos algumas, para quem quiser!!!

Para crianças mais velhas, que já tem suas preferências mais definidas, as idéias que surgiram foram:

- Surpreender é uma ótima maneira de dobrar a criança. É preciso ser criativa para isso e não cair na tentação de fazer o que a criança esta exigindo. Isso vale para tudo, não só para a hora da refeição!

- Colocar no prato um grão de arroz, um de feijão, um pedacinho pequeno das outras coisas. Então fala pra criança que ela tem que comer tudo! E depois ela pode repetir o que ela quiser! É bom ter coisas que ela goste entre os pratos servidos.

- "Essa casa tem regras na hora das refeições" : falar isso para a criança e dizer que ela tem que comer pelo menos 1 colher de cada coisa que tem na mesa. E ela tem o direito de escolher uma que ela não vai comer.

- Se não comeu nada na hora do almoço, não se deve compensar com outras coisas. E só vai comer novamente na proxima refeição, se quiser e aceitar as regras da casa.

Atenção:

- NUNCA se deve forçar que ela coma. O forçar aqui se refere a abrir a boca da criança e enfiar a comida goela abaixo. A não ser em casos extremos ou prescrição médica. Insistir, pode.

- Uma mesma comida pode ser apresentada até 15 vezes para que a criança passe a gostar. (ou muitas vezes mais que isso)

- Para as mães que congelam as comidinhas, NUNCA o façam em recipientes de plástico e nem aqueçam no micro-ondas, pois liberam Dioxinas ultra, mega, super cancerígenas!!! A alternativa é usar vidro de geléia. Não quebra do freezer e o vidro pode ir ao micro-ondas. Melhor seria esquentar em banho-maria. Nós e nossas crianças já vivemos num mundo por demais envenenado!

Outros assuntos:

A Paloma nos relatou a internação de 10 dias da Nina (1 ano e 1 mês , na época com 10 meses) por causa de uma infecção num dos ossos da cabeça, por uma otite não identificada. A criança dá sinais de que não está bem e não devemos confiar no primeiro diagnóstico nos Pronto-socorros. Muito obrigada, Paloma!

- Quando a criança está preparada para ir para o Jardim? Isso ficou claro que é muito individual de cada criança, e situação familiar. O importante é observar como ela se comporta em casa. Se dá sinais de regressão, talvez não esteja pronta, e vale a pena voltar atrás. Quanto mais tranqüila e convencida a mãe estiver de que chegou a hora de freqüentar a escola, mais fácil é a adaptação da criança.

- Quando é a hora de tirar a fralda? A fralda só deve ser tirada quando a criança tiver “o andar” (pular, subir, correr) completamente dominado. Isso ocorre por volta dos dois anos. Ai sim ela terá o controle dos esfíncteres. Qualquer tentativa de fazer isso antes, pode causar um reflexo condicionado, o que mais tarde pode causar um problema psicológico relacionado à hora de ir ao banheiro, ou depois de grande (5 ou 6 anos), voltar a fazer xixi na cama, por exemplo, entre outras coisas... Fiz isso com a Luiza durante 3 semanas e levei a maior bronca do pediatra!!!

Alguém quer complementar mais alguma coisa??

No próximo encontro, a sugestão é assistirmos ao DVD “A criança mais feliz do pedaço” , sobre "os terríveis 2 anos".
E falaremos das birras, irritações, e os 'olés"que a criançada dá na gente!!!! E questões de disciplina.

Vamos nos encontrar dia 15 de julho às 20:30 na casa da Tarsila.

PS.: Sugeriram que levemos fotos dos pimpolhos nas reuniões. O assunto sempre são eles!
É tão bom corujar!!!

Bjim,
Emilia

Um comentário:

Anônimo disse...

A D O R E I !!! Li tudo como se pudesse comer um belo pedaço de bolo de chocolate! Parabéns! Espero poder participar de um destes encontros! Só acho que aulas de dança e afins com os dois vai ficar difícil mesmo..
beijos para você e para Lu, quase um aninho hein!
Paulin, Igor & Pedro!!