domingo, 29 de março de 2009
Adoção, um ato de amor!
Ata - Grupo de Mães, 04 de março de 2009
Olá, Queridas Mães!
Nosso último encontro foi um presente! E cada vez que nos encontramos, temos certeza que vale todo o esforço e sacrifício de deixar nossa casa, nossos filhos, marido, nossas atividades, pois essa troca nos tem feito aprender muito.
O tema central deste encontro foi sobre mães e filhos adotivos. Um tema que para a maioria de nós do grupo, é distante. Mas que tivemos o prazer de compartilhar com a Renata, mãe da Maria Clara, sua linda história de amor.
Para muitas de nós, o ato de doar um filho, nos parece a princípio repulsivo. E não nos cabe fazer qualquer julgamento. Mas pudemos perceber o quanto doar um filho pode ser um ato de amor também. Afinal, se não existissem mães que infelizmente não podem cuidar de seus filhos, como outras mães poderiam realizar o sonho de ser mãe, dando a essa criança, todo o seu amor!
Comove-nos toda a força guiada por esse amor incondicional! E sabendo da batalha que é ser mãe em uma situação “normal” (família com mãe, pai e filho biológico), esse ato nos parece ainda mais elevado.
Se de um lado, lindas histórias de adoção estão aí para serem contadas, de outro, infelizmente a maioria das histórias é triste. 80% das crianças que estão em abrigos no Brasil, não estão em condições de adoção. A legislação brasileira é bastante rígida e impõe muitas condições a adoção destas crianças.
O caminho para quem quer adotar uma criança exige muita paciência, perseverança e preparo. Para isso, existem muitos grupos de apoio à pais que querem adotar. Esses grupos promovem encontros entre pais adotivos e pais que desejam adotar uma criança, entre família com filhos adotivos e filhos biológicos, onde todos podem compartilhar suas histórias, possibilitando a troca de informações e conhecimento. Assim os pais podem preparar melhor o ninho para a chegada do seu filho.
Nestas reuniões, são abordados os mais variados temas, como por exemplo:
- como contar à criança que ela é uma filha de coração, fazendo isso de maneira tranqüila e amorosa. Existem livros infantis que tratam deste tema, de forma delicada e acolhedora.
- a importância saber a história dos pais e irmãos biológicos e como contar ao filho.
- a legislação
- licença maternidade para mães adotivas (as mães adotivas têm os mesmos direitos das mães biológicas. Crianças, entre zero e oito anos, vão poder conhecer melhor sua mãe por conta da licença maternidade)
- como tornar esse novo período de adaptação mais suave e tranqüilo para ambos (mãe e filho). Quando se trata de um bebê, o Casulo Baby Sling pode ajudar muito na formação deste vínculo.
- como uma mãe que resolve adotar uma criança sozinha, pode e deve desenvolver os papeis de pai e mãe. E neste caso, como proporcionar uma referência masculina, tão importante para o desenvolvimento da criança.
Enfim, foi um encontro de muito ouvir, se emocionar e aprender.
Obrigada Renata por partilhar com a gente a sua história de amor.
Quem quiser saber mais:
GAASP - Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo
Reuniões mensais no SESC Vila Mariana
Informações: 3849-4652, site: www.gaasp.net
Projeto Acolher
Reuniões: um sábado por mês, na região de Santo Amaro
Informações: 2577-0238
blog: projetoacolher.blogspot.com
Um beijo carinhoso,
Emilia e Tarsila
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Boa tarde, sou produtor e estou realizando um documentário que trata a respeito do tema sobre adoção, mas especificamente sobre: "Adoção tardia". Para tanto estamos no estágio inicial de produção, onde estamos entrando em contato com instituições, sites e organizações relacionadas com assistentes sociais, advogados, e principalmente com casais que conseguiram realizar a adoção, ou que estão no processo de adoção tardia.
Como Já realizamos as entrevistas com os especialistas estamos entrando em contatos com pais que adotaram, que estão querendo adotar, e maiores de 18 anos que foi adotado para contar a sua história. Caso alguém se interesse favor entrar em contato pelo e-mail abaixo.
Estou à inteira disposição.
Atenciosamente";
Thiago Louredo
cpmthiago@ig.com.br
Olá Tarsila e Emília!
Seu blog é uma graça!Dá apra sentir seu carinho!
Utilizamos essa foto de vocês em uma postagem e aproveitamos para colocar a referência com o link para cá. Quando puderem deem um olhadinha por lá.
Beijos
Carmen e Maria Célia
blog "anjos e guerreiros"
http://anjoseguerreiros.blogspot.com/2009/05/adocao-filhos-do-coracao.html
ME AJUDEM A SER MAMÃE É O SONHO QUE PARECE IMPOSSÍVEL PRA MIM, MAS COMO EU CREIO EM DEUS SEI QUE O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE NA MINHA VIDA, EU VIVO CADA DIA CULTIVANDO O AMOR QUE EU TENHO PRA DAR A ESSA BENÇÃO QUE EU DESEJO TANTO EM MINHA VIDA, SOU CASADA E NÓS NÃO TEMOS NENHUM TIPO DE VÍCIO, E TEMOS UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA BOA, E PRINCIPAL TEMOS AMOR E ATENÇÃO PRA DAR PARA ALGUÉM QUE VAI PRECISAR, EU SÓ PEÇO QUE NÃO ME PROCUREM COM INFORMAÇÕES FALSAS PQ EU NÃO ACEITO ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO DE PESSOAS SEM CARÁTER, É UM ASSUNTO MUITO SÉRIO PRA QUE FAÇAM POUCO CASO, ESSE PROCESSO É ALGO MUITO SÉRIO E EXIGE COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE LEMBRANDO QUE TUDO TEM QUE SER FEITO DENTRO DA LEI.
QUEREMOS ADOTAR UM BEBÊ POIS DIFERENTE DE MUITA GENTE NÓS REALMENTE TEMOS TUDO QUE É NECESSÁRIO PARA DAR UMA CRIAÇÃO COM TODO CUIDADO NECESSÁRIO PARA ESTÁ CRIANÇA E TODA NOSSA FAMÍLIA ESTÁ PRONTA PARA ACOLHER ESSA CRIANÇA COM TODO CARINHO POIS NOSSA FAMÍLIA É GRANDE TANTO DA PARTE DO MEU ESPOSO COMO DA MINHA PARTE, SER MÃE VAI MUITO ALÉM DE GERAR POIS MÃE É QUEM PROTEGE E CRIA, POR ISSO EU ESTOU AQUI PARA DEIXAR MEU DESEJO NAS MÃOS DE DEUS E ESPERAR QUE ALGUM DIA ALGUÉM DE BOA FÉ POSSA VERDADEIRAMENTE MUDAR A MINHA VIDA, E REALIZAR DIANTE DOS MEUS OLHOS O QUE EU TANTO ESPERO E NECESSITO PARA COMPLETAR A MINHA FAMÍLIA.
(LEMBRANDO QUE MORAMOS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP.)
DEIXO AQUI UM TELEFONE PARA RECADOS AS MULHERES QUE POR ALGUM MOTIVO NÃO PODEM CONTINUAR COM SEUS BEBÊS APÓS O PARTO, DEIXO ESSA MENSAGEM PARA QUEM REALMENTE TIVER A NECESSIDADE DE DOAR SEUS BEBÊS E P/ QUEM QUISER ME DEIXAR ALGUM RECADO IMPORTANTE 01239221922, OU EMAIL stephanie_gasana@hotmail.com.
Postar um comentário