Ata dia 10 de Novembro de 2008
Meninas,
O encontro foi muito gostoso, caloroso e fraterno! Nosso tema central, foi como trazer o verdadeiro significado do Natal para as crianças nos dias de hoje. Quando chega essa época do ano, sempre nos vemos cheios de atividades, mais que o normal. Compromissos sociais, consumimos exageradamente com as compras de presentes, nos metemos num verdadeiro caos. Acabamos perdendo a chance de vivenciar o que de mais rico há nesta época do ano. O momento na verdade é de reflexão, introspecção, é de voltar-se para as origens. É o momento do ano onde o mundo terreno está mais perto do mundo espiritual. Assim, devemos nos preparar para a chegada do Natal de uma maneira mais cuidadosa. Para as crianças, deveríamos tentar transmitir esse verdadeiro significa através dos símbolos, dos ritmos, das músicas, do advento, do presépio. O fato de fazer o ritual com as crianças, nos ajuda também a preparar nossos corações para esse momento especial.
Falamos também sobre crianças X balas, doces, salgadinhos e afins. A partir de uma certa idade, as criança começam a ganhar muitos doces e balas, salgadinhos, etc, de pessoas conhecidas (vó, vô, tios e tias, amiguinhos), ou mesmo dos pais, quando querem agradá-las. Nesta época de Natal então, o consumo de “besteiras” costuma aumentar e muito! Isso se torna um verdadeiro inferno, pois muitas vezes não temos como controlar que comam tantos doces, balas, refrigerantes, salgadinhos... Uma idéia tirada do livro “Consultório Pediátrico” é de que a crianças junte todas as “besteiras” que ganha numa lata. E quando essa lata estiver cheia, então você troca com ela por um presente (uma bola, boneca, fantasia, etc). O problema deste tipo de alimento, não está simplesmente no açúcar que elas estão consumindo, mas também todos os corantes, aditivos alimentares e agentes químicos externos. “O consumo de aditivos alimentares sintéticos utilizados na forma de corantes, flavorizantes e conservantes – presentes em todos os tipos de alimentos processados - aumenta as chances de as crianças se tornarem hiperativas e desenvolverem o distúrbio de déficit de atenção (DDA). Vários estudos demonstraram que a retirada de alimentos que contêm corantes sintéticos da dieta das crianças faz com a sua hiperatividade diminua sensivelmente. Outros padrões de comportamento relacionados ao consumo de aditivos alimentares sintéticos são dificuldades para concentrar a atenção por muito tempo, inquietação, irritabilidade, agressividade e excitabilidade. Ainda mais do que refrigerantes, a maioria dos sucos artificiais com sabores de frutas (especialmente aqueles preparados em pó, para serem diluídos em água) é composta de substância químicas sintéticas que podem desencadear distúrbios de comportamento.”
Trecho retirado do livro “Cem Anos de Mentira” de Randall Fitzgerald – Ed. Idéia e Ação
Mas vamos voltar ao nosso tema central: O NATAL!!
Comercialmente o Natal chega cada ano mais cedo. As lojas se enfeitam de luzinhas e a imagem do Papai Noel está por todo lado já em setembro. As propagandas são cada vez mais agressivas. Dá pra lembrar que Natal não tem nenhuma relação com o comércio e que deveria ser uma época de reflexão, de interiorização, de crescimento?
As crianças estão muito mais próximas do mundo espiritual que nós adultos e conseguiriam fazer esse caminho sozinhas. Para elas esse momento do Natal é algo natural, para nós exige um trabalho interior.
Há mil maneiras de se preparar para o Natal e comemorá-lo com nossas crianças, transformando esse momento em algo preciso, um verdadeiro presente para a família toda.
A seguir uma descrição de como é preparado o Natal na casa da Tarsila:
Advento:
Quatro domingos antes do Natal, inicia-se o Advento. Este ano inicia-se no dia 30 de novembro. É simbolizado por uma coroa feita de ramos de pinheiro com 4 velas, como uma guirlanda (feita em casa, simples, com arame coberto com uma fita vermelha prendendo os ramos verdes). Cada semana que antecede o Natal está relacionada a um reino da natureza, que se prepara para a Grande Noite. E para caracterizar esses reinos as velas podem ser nas cores correspondentes:
1º. Domingo - Reino Mineral – Vela Azul
2º. Domingo – Reino Vegetal – Vela Verde
3º. Domingo – Reino Animal – Vela Vermelha
4º. Domingo – Homens – Vela Amarela
Há cada domingo a família se reúne e fazemos alguma atividade especial com as crianças como, estrelas de papel de seda para as janelas, biscoitos para presentear os amigos, plantar algo no jardim. Enfim, pensamos em uma atividade que possa nos trazer o contato com o belo e o verdadeiro em nosso mundo. O domingo é um dia especial, mas todos os dias até o Natal terão um momento do Advento e do Presépio, pode ser antes das crianças irem para a cama. Cantamos músicas típicas dessa época do ano e acendemos a vela do Advento. À cada domingo mais uma vela é acesa no Advento, até que no Natal todas as quatro iluminam nossa festa.
Presépio:
No dia 01 de Dezembro o Presépio começa a ser montado. Escolhemos um canto especial da nossa casa para prepará-lo lentamente com as crianças (no meu caso o local escolhido foi dentro da lareira).
O Presépio é um dos elementos do Natal mais querido das crianças. Com ele, elas conseguem vislumbrar melhor o que estamos preparando e a passagem do tempo que ainda não é clara para as crianças pequenas.
Também o Calendário de Natal faz parte dessa preparação. O calendário pode ter 24 saquinhos, ou caixinha de fósforo revestidas, e a cada dia uma criança abre um saquinho, onde há um elemento para compor o presépio com materiais correspondentes a cada semana, como sementes, pedrinhas, estrelas de papel, etc.
1ª. Semana – Reino Mineral
Surge a estrutura do presépio. Um pano azul representando o céu noturno e pode ter um pano marrom para o chão. No centro uma estrutura em madeira representando o estábulo e um caminho de 24 velas (pode ser aquelas de rechaud) representando o longo caminho de Maria até Belém. A Maria surge no começo desse caminho e o Anjo pode estar acompanhando-a. Não há mais nada nesse cenário, mas à cada dia as crianças poderão acrescentar pedras preciosas e estrelas que acham nos saquinhos do Calendário do Natal. A cada dia uma nova vela do caminho é acesa e Maria avança em direção ao estábulo.
Nessa semana conto a história sobre as pedras que havia no caminho para Belém.
2ª. Semana – Reino Vegetal
Surgem as plantas no presépio, a terra, e até a água. Como estamos no verão, e esta é nossa realidade, podemos caprichar nesse elemento.
Sementes podem surgir no calendário do Natal e compor o presépio.
Conto a história dos espinhos e as rosas que havia no caminho de Maria
3ª. Semana – Reino Animal
Os bichinhos aparecem. Podemos fazer borboletas de lã cardada, ovelinhas de tricô, animais de cera de abelha... O boi aparece no estábulo e o burrinho passa a acompanhar Maria. Pequenos bichinhos de madeira podem estar nos saquinhos do Calendário.
Conto a história sobre esse burrinho que transportou a Maria em seu caminho.
4ª. Semana – Homem
Surgem os pastores próximos ao estábulo, e José próximo à Maria.
Nesta semana costumo colocar mais estrelas no céu, que vão sendo trazidas pelo calendário de Natal.
Quando Maria chega à ultima vela do caminho, teremos um caminho de luz, e ela estará no estábulo. Chegou então a noite de Natal! E o bercinho, ou manjedoura, com o menino Jesus é colocada no presépio. Os três Reis magos também surgem, mas longe, muito longe do presépio. Costumo colocá-los no beiral da janela. Eles só chegarão ao estábulo no dia 06 de janeiro.
Árvore de Natal:
A árvore de Natal só surge no dia 24 e pode ser enfeitada com as crianças. No Brasil costuma-se trazer a árvore já no inicio de dezembro, mas sua simbologia esta ligada ao dia de Adão e Eva, que é justamente o dia 24 de dezembro. As bolas vermelhas que usamos são as maçãs da árvore que originou o primeiro pecado. Por isso a arvore só chega dia 24 e fica até dia 06 de janeiro, quando então tudo deve ser desmontado e guardado, sem a presença das crianças.
São Nicolau:
No dia 06 de dezembro é dia de São Nicolau. Cada criança deve limpar bem seu sapato e deixá-lo na janela. No dia seguinte terão uma surpresa: São Nicolau passou e deixou para elas guloseimas! Podem ser nozes, uva-passa, damasco, pão de mel, maçã. Busque alternativas saudáveis, a saúde das crianças agradece! (São Nicolau é aquele que originou o tão famoso Papai Noel, que a Coca-Cola vestiu de vermelho e branco, e que hoje em dia vem no dia 24 trazendo presentes incríveis. Na minha casa esse bom velhinho foi abolido, só tendo espaço mesmo para o original. Quem trás presentes é o anjo do Natal!)
Presentes:
Nesta época do ano, as crianças acabam ganhando muitos presentes. Será correto? Sim, mas poderíamos também trazer para as crianças o conceito do “receber” e também do “dar”. Quais brinquedos ela não brinca mais e que gostaria de dar para as crianças que não tem nenhum.
Outra boa idéia é reciclar. Pegar aquele brinquedo que está quebrado, ou que a criança não brinca mais e renová-lo, dando vida nova a ele, a criança vai adorar recebê-lo no Natal. Por exemplo: minha filha tem um carrinho de bonecas que está com as rodas bambas e bastante judiado. Vou reformá-lo e ele ganhará uma nova roupa de cama, sua boneca surgirá limpa e de roupas novas, é isso que darei à minha filha no Natal!
Momento Especial:
O momento do Advento e do Presépio deve ser bastante acolhedor. Para que seja especial, seria bom que todos os membros da família pudessem participar acendendo as velas, cantando e contando histórias. Assim sendo, a cada semana as crianças estarão enfeitando o presépio e aguardando de maneira saudável essa data tão especial que é o Natal.
Saímos animadas e com os corações mais preparados para o Natal.
Bom Advento para todas vocês!
Abraço,
Tarsila e Emília
Meninas,
O encontro foi muito gostoso, caloroso e fraterno! Nosso tema central, foi como trazer o verdadeiro significado do Natal para as crianças nos dias de hoje. Quando chega essa época do ano, sempre nos vemos cheios de atividades, mais que o normal. Compromissos sociais, consumimos exageradamente com as compras de presentes, nos metemos num verdadeiro caos. Acabamos perdendo a chance de vivenciar o que de mais rico há nesta época do ano. O momento na verdade é de reflexão, introspecção, é de voltar-se para as origens. É o momento do ano onde o mundo terreno está mais perto do mundo espiritual. Assim, devemos nos preparar para a chegada do Natal de uma maneira mais cuidadosa. Para as crianças, deveríamos tentar transmitir esse verdadeiro significa através dos símbolos, dos ritmos, das músicas, do advento, do presépio. O fato de fazer o ritual com as crianças, nos ajuda também a preparar nossos corações para esse momento especial.
Falamos também sobre crianças X balas, doces, salgadinhos e afins. A partir de uma certa idade, as criança começam a ganhar muitos doces e balas, salgadinhos, etc, de pessoas conhecidas (vó, vô, tios e tias, amiguinhos), ou mesmo dos pais, quando querem agradá-las. Nesta época de Natal então, o consumo de “besteiras” costuma aumentar e muito! Isso se torna um verdadeiro inferno, pois muitas vezes não temos como controlar que comam tantos doces, balas, refrigerantes, salgadinhos... Uma idéia tirada do livro “Consultório Pediátrico” é de que a crianças junte todas as “besteiras” que ganha numa lata. E quando essa lata estiver cheia, então você troca com ela por um presente (uma bola, boneca, fantasia, etc). O problema deste tipo de alimento, não está simplesmente no açúcar que elas estão consumindo, mas também todos os corantes, aditivos alimentares e agentes químicos externos. “O consumo de aditivos alimentares sintéticos utilizados na forma de corantes, flavorizantes e conservantes – presentes em todos os tipos de alimentos processados - aumenta as chances de as crianças se tornarem hiperativas e desenvolverem o distúrbio de déficit de atenção (DDA). Vários estudos demonstraram que a retirada de alimentos que contêm corantes sintéticos da dieta das crianças faz com a sua hiperatividade diminua sensivelmente. Outros padrões de comportamento relacionados ao consumo de aditivos alimentares sintéticos são dificuldades para concentrar a atenção por muito tempo, inquietação, irritabilidade, agressividade e excitabilidade. Ainda mais do que refrigerantes, a maioria dos sucos artificiais com sabores de frutas (especialmente aqueles preparados em pó, para serem diluídos em água) é composta de substância químicas sintéticas que podem desencadear distúrbios de comportamento.”
Trecho retirado do livro “Cem Anos de Mentira” de Randall Fitzgerald – Ed. Idéia e Ação
Mas vamos voltar ao nosso tema central: O NATAL!!
Comercialmente o Natal chega cada ano mais cedo. As lojas se enfeitam de luzinhas e a imagem do Papai Noel está por todo lado já em setembro. As propagandas são cada vez mais agressivas. Dá pra lembrar que Natal não tem nenhuma relação com o comércio e que deveria ser uma época de reflexão, de interiorização, de crescimento?
As crianças estão muito mais próximas do mundo espiritual que nós adultos e conseguiriam fazer esse caminho sozinhas. Para elas esse momento do Natal é algo natural, para nós exige um trabalho interior.
Há mil maneiras de se preparar para o Natal e comemorá-lo com nossas crianças, transformando esse momento em algo preciso, um verdadeiro presente para a família toda.
A seguir uma descrição de como é preparado o Natal na casa da Tarsila:
Advento:
Quatro domingos antes do Natal, inicia-se o Advento. Este ano inicia-se no dia 30 de novembro. É simbolizado por uma coroa feita de ramos de pinheiro com 4 velas, como uma guirlanda (feita em casa, simples, com arame coberto com uma fita vermelha prendendo os ramos verdes). Cada semana que antecede o Natal está relacionada a um reino da natureza, que se prepara para a Grande Noite. E para caracterizar esses reinos as velas podem ser nas cores correspondentes:
1º. Domingo - Reino Mineral – Vela Azul
2º. Domingo – Reino Vegetal – Vela Verde
3º. Domingo – Reino Animal – Vela Vermelha
4º. Domingo – Homens – Vela Amarela
Há cada domingo a família se reúne e fazemos alguma atividade especial com as crianças como, estrelas de papel de seda para as janelas, biscoitos para presentear os amigos, plantar algo no jardim. Enfim, pensamos em uma atividade que possa nos trazer o contato com o belo e o verdadeiro em nosso mundo. O domingo é um dia especial, mas todos os dias até o Natal terão um momento do Advento e do Presépio, pode ser antes das crianças irem para a cama. Cantamos músicas típicas dessa época do ano e acendemos a vela do Advento. À cada domingo mais uma vela é acesa no Advento, até que no Natal todas as quatro iluminam nossa festa.
Presépio:
No dia 01 de Dezembro o Presépio começa a ser montado. Escolhemos um canto especial da nossa casa para prepará-lo lentamente com as crianças (no meu caso o local escolhido foi dentro da lareira).
O Presépio é um dos elementos do Natal mais querido das crianças. Com ele, elas conseguem vislumbrar melhor o que estamos preparando e a passagem do tempo que ainda não é clara para as crianças pequenas.
Também o Calendário de Natal faz parte dessa preparação. O calendário pode ter 24 saquinhos, ou caixinha de fósforo revestidas, e a cada dia uma criança abre um saquinho, onde há um elemento para compor o presépio com materiais correspondentes a cada semana, como sementes, pedrinhas, estrelas de papel, etc.
1ª. Semana – Reino Mineral
Surge a estrutura do presépio. Um pano azul representando o céu noturno e pode ter um pano marrom para o chão. No centro uma estrutura em madeira representando o estábulo e um caminho de 24 velas (pode ser aquelas de rechaud) representando o longo caminho de Maria até Belém. A Maria surge no começo desse caminho e o Anjo pode estar acompanhando-a. Não há mais nada nesse cenário, mas à cada dia as crianças poderão acrescentar pedras preciosas e estrelas que acham nos saquinhos do Calendário do Natal. A cada dia uma nova vela do caminho é acesa e Maria avança em direção ao estábulo.
Nessa semana conto a história sobre as pedras que havia no caminho para Belém.
2ª. Semana – Reino Vegetal
Surgem as plantas no presépio, a terra, e até a água. Como estamos no verão, e esta é nossa realidade, podemos caprichar nesse elemento.
Sementes podem surgir no calendário do Natal e compor o presépio.
Conto a história dos espinhos e as rosas que havia no caminho de Maria
3ª. Semana – Reino Animal
Os bichinhos aparecem. Podemos fazer borboletas de lã cardada, ovelinhas de tricô, animais de cera de abelha... O boi aparece no estábulo e o burrinho passa a acompanhar Maria. Pequenos bichinhos de madeira podem estar nos saquinhos do Calendário.
Conto a história sobre esse burrinho que transportou a Maria em seu caminho.
4ª. Semana – Homem
Surgem os pastores próximos ao estábulo, e José próximo à Maria.
Nesta semana costumo colocar mais estrelas no céu, que vão sendo trazidas pelo calendário de Natal.
Quando Maria chega à ultima vela do caminho, teremos um caminho de luz, e ela estará no estábulo. Chegou então a noite de Natal! E o bercinho, ou manjedoura, com o menino Jesus é colocada no presépio. Os três Reis magos também surgem, mas longe, muito longe do presépio. Costumo colocá-los no beiral da janela. Eles só chegarão ao estábulo no dia 06 de janeiro.
Árvore de Natal:
A árvore de Natal só surge no dia 24 e pode ser enfeitada com as crianças. No Brasil costuma-se trazer a árvore já no inicio de dezembro, mas sua simbologia esta ligada ao dia de Adão e Eva, que é justamente o dia 24 de dezembro. As bolas vermelhas que usamos são as maçãs da árvore que originou o primeiro pecado. Por isso a arvore só chega dia 24 e fica até dia 06 de janeiro, quando então tudo deve ser desmontado e guardado, sem a presença das crianças.
São Nicolau:
No dia 06 de dezembro é dia de São Nicolau. Cada criança deve limpar bem seu sapato e deixá-lo na janela. No dia seguinte terão uma surpresa: São Nicolau passou e deixou para elas guloseimas! Podem ser nozes, uva-passa, damasco, pão de mel, maçã. Busque alternativas saudáveis, a saúde das crianças agradece! (São Nicolau é aquele que originou o tão famoso Papai Noel, que a Coca-Cola vestiu de vermelho e branco, e que hoje em dia vem no dia 24 trazendo presentes incríveis. Na minha casa esse bom velhinho foi abolido, só tendo espaço mesmo para o original. Quem trás presentes é o anjo do Natal!)
Presentes:
Nesta época do ano, as crianças acabam ganhando muitos presentes. Será correto? Sim, mas poderíamos também trazer para as crianças o conceito do “receber” e também do “dar”. Quais brinquedos ela não brinca mais e que gostaria de dar para as crianças que não tem nenhum.
Outra boa idéia é reciclar. Pegar aquele brinquedo que está quebrado, ou que a criança não brinca mais e renová-lo, dando vida nova a ele, a criança vai adorar recebê-lo no Natal. Por exemplo: minha filha tem um carrinho de bonecas que está com as rodas bambas e bastante judiado. Vou reformá-lo e ele ganhará uma nova roupa de cama, sua boneca surgirá limpa e de roupas novas, é isso que darei à minha filha no Natal!
Momento Especial:
O momento do Advento e do Presépio deve ser bastante acolhedor. Para que seja especial, seria bom que todos os membros da família pudessem participar acendendo as velas, cantando e contando histórias. Assim sendo, a cada semana as crianças estarão enfeitando o presépio e aguardando de maneira saudável essa data tão especial que é o Natal.
Saímos animadas e com os corações mais preparados para o Natal.
Bom Advento para todas vocês!
Abraço,
Tarsila e Emília
2 comentários:
Olá,
Venha ao Programa Infantil de Natal na Livraria Omnisciência:
Parábolas de Jesus 06/12 - 11h
A Série Heróis da Verdade apresenta cantos e histórias dos grandes mestres para as crianças.
Vamos conhecer alguns ensinos sobre amor e paz atraves de uma contação lúdica das Parábolas de Jesus.
Convide sua família e amigos,
ENTRADA FRANCA.
Confirme sua presença:
11 - 36761997
Local: Livraria Omnisciência
Endereço: Rua Ibiraçu, 226 próx. a estação Vila Madalena de Metrô
Telefone: 11 - 36761997
E−mail: imprensa@omnisciencia.com.br
Site: www.educacaoparapaz.com.br
Horário: 11h
Cidade: São Paulo
Estado: SP
saudações de harmonia,
grato
tags: São Paulo SP mais infantil crianca programa cultural entrada franca natal ensinos valores humanos mestres herois verdade
Rua Ibiraçu, 226 próx. a estação Vila Madalena de Metrô
06/12/2008, às 11:00h
ENTRADA FRANCA
www.omnisciencia.com.br
www.educacaoparapaz.com.br
Olá, gostaria de saber pq Maria aparece caminhando sozinha, e José só chega na terceira semana... Obrigada!!
Postar um comentário