sábado, 1 de novembro de 2008

Encontro de Lactantes

No nosso último encontro do Grupo de Lactantes (mães com bebês no 1º ano de vida) fizemos um delicioso pic-nic com os bebês. Estão todos lindos, parabéns meninas!!!



Conversamos sobre o ritmo do dia, das mamadas, das sonecas. A questão de deixar ou não o bebê chorando pra ele perceber que existe um ritmo e hora para cada atividade do dia (dormir, comer, passear, etc.). Alguns bebês já dormem a noite toda, outros ainda acordam durante a noite para mamar. É isso ai, cada bebê tem seu tempo de amadurecimento, o melhor é a mamãe tentar saber o que é melhor para seu filho e ser coerente em suas atitudes. Não dá pra ficar a cada dia testando uma técnica nova. Quer testar algo novo? Não tem problema, mas dê um tempo para que o bebê responda à novidade, persista por pelo menos 3 dias e observe para conhecer o resultado, se não der certo pode mudar mas seja firme pra não gerar insegurança no pequeno!
O tema central foi a alimentação, como prepará-la, quais os ingredientes, etc.
Até os 6 meses, o aleitamento materno deve ser exclusivo e o ritmo do dia segue mais ou menos assim:

Mamadas

Café da manhã - 07:00
Almoço - 11:00
Lanche - 15:00
Jantar - 19:00
E durante a madrugada dependendo de cada bebê.


Aos 6 meses: suco de frutas às 09hs antes da soneca - sem substituir nenhuma mamada começa com laranja lima (tirar a casca e lavar a faca antes de cortar a laranja para espremer - o óleo da casca pode causar cólicas no bebê)

6 meses e 15 dias: Antes da mamada das 15hs dar uma fruta raspadinha ou amassada com iogurte ou ricota.

7 meses: Substituir mamada das 11hs por almoço. Começa com um legume, completa com mamada, vai aumentando a quantidade de comida e ingredientes dia após dia, sempre observando como a criança reage. E aos poucos, você pode colocar na papinha, um cereal.

8 meses: Começa o jantar às 19hs com os mesmos ingredientes que o almoço. Todos os dias o cereal é o mesmo no almoço e jantar o que varia são os outros itens.

Vai desmamando à noite. Antes de dormir, a criança pode tomar chá ou água.

9 meses: Substitui a mamada das 7hs por um café da manhã. Pode ser fruta com laticínio ou um mingau com farinhas ou flocos variados e leite de cabra ou arroz.

Desmame: A partir dos 10 meses a criança esta pronta para ser totalmente desmamada. Os efeitos benéficos do leite materno já não têm tanta influencia e a criança já é capaz de por si propria desenvolver seu sistema imunológico. Esse processo varia de dupla para dupla. Há bebês que "pedem" o desmame, há mães que têm grande dificuldade nessa "separação", há aquela dupla que precisa ainda de mais um tempinho junta... Esse é um tema que ainda deveremos desenvolver em nossos encontros.

Sugestão de cardápio do dia a dia:

Café da manhã:
um cereal e um laticínio. O leite puro de vaca é muito utilizado mas não é nada indicado para seres humanos, pois causa muitas alergias e aumenta as secreções. O mais indicado é o leite de jumenta (isso não é piada!), mas como fica difícil de arranjar, o leite de cabra também é muito bom e vende nos supermercados, fresco ou em caixinha. Outra opção é o leite de arroz. Aqui no Brasil é mais difícil de achar e é caro. Mas o leite de arroz é bem saudável e gostoso. Costuma ter a venda no Moinho de Pedra - Tel.: 5181-0581
Pode-se fazer um mingau de aveia, ou outro floco ou farinha, com canela, tiquinho de mel, e leite de cabra e mistura com um purê de fruta cozida.
Já com dentinhos, as crianças podem comer iogurte natural com granola.
Quem ainda estiver amamentando, ou não quiser utilizar leite, tambem pode fazer mingau com água. Por exemplo, aveia, água e uma fruta amassadinha. Fica muito gostoso com água e mais leve e engrossa igual.

Suco da manhã:
pode ser feito no processador, mas não no liquidificador!
A base do suco é a laranja lima, no inicio é bom descascá-la e lavá-la antes de espremer para evitar ingestão do óleo da casca.
Aproveite para ousar e acostumar o bebê a um suco bem caprichado, assim quando estiver doente e não quiser comer nada ao menos o suco será tomado e o deixará alimentado.
Escolha uma outra fruta para adicionar: maçã, pêra, melancia, etc.
Uma raiz que contenha betacaroteno é muito boa: cenoura, beterraba...
Couve tem muito ferro e fica ótima crua no suco (passe no processador primeiro!).

Por que não usar o liquidificador: o liquidificador é altamente oxidante pelo contato com o oxigênio durante a batida, fica borbulhando, ele também quebra as proteínas.
Fruta quando cortada com a faca oxida, as vitaminas se perdem. A centrifuga também não é o ideal, mas seu processo é bem melhor que o liquidificador. E ela já faz o suco coadinho. O melhor mesmo é comer a fruta inteira...


Almoço e Jantar:
As papinhas aqui sugeridas seguem o principio de conter todas as partes da planta, pois cada uma tem suas propriedades vitais (independentemente de nutrientes, que todas têm). As partes são: raiz, caule ou folha, flor ou fruto, e grão/cereal. Divididas em partes iguais na papinha.
Os cereais respeitam os dias da semana, cada planeta possui um dia da semana e rege um cereal. Quando pensamos em inglês, espanhol ou alemão isso fica mais claro... só em português que não dá.
Os ingredientes devem ser bem cozidos. Se você puder fazer os legumes e verduras ao vapor melhor.
Devem ser usados bons temperos verdes (manjericão, tomilho, hortelã, salsinha, cebolinha) e uma pitada de sal. Na hora de servir, e só na hora de servir, pode colocar um fio de azeite extra virgem, manteiga só se for orgânica.
Lembre que quanto mais variados os temperos e ingredientes, e de melhor qualidade, mais versátil e apurado será o paladar da criança. O negócio é ampliar e não restringir. É nessa hora que estamos estimulando o sentido do paladar, e a idéia é não atrofiá-lo
As papinhas não podem de jeito nenhum ser batidas no liquidificador. O liquidificador quebra as moléculas, altera os nutrientes e pode dar gases e outros desconfortos. É preciso amassá-las para ficarem com consistência de purê. A ajuda de um amassador de legumes é maravilhosa. Se trata de um recipiente com um ralo que geralmente é usado para fazer geléia, molho de tomate, etc. Na M. Dragonetti tem e custa R$54,20 (Av. Santo Amaro, 898/904 - Tel: (11) 3846-8782). Não passe na peneira, se não seu filhote vai tomar apenas suco de papinha!




Como as quantidades de cada ingrediente são ridículas de pequenas, dá pra fazer papinha fresquinha todo dia, é rapidinho e melhor. Mas se for complicado pela estrutura da casa pode também congelar, lembrando sempre de fazê-lo em recipiente de vidro, nunca use os de plástico que acabam liberando agentes tóxicos quando congelados ou aquecidos. É bom ter umas papinhas prontas no congelador para uma emergência com uma etiqueta indicando todos os ingredientes e o dia da semana a serem comidos.
- O cardápio em anexo é só uma sugestão, depois vai variando conforme o que tem na geladeira e a estação do ano. Quanto mais produtos orgânicos, integrais e NÃO processados e NÃO industrializados você puder usar, melhor. O sabor é realmente melhor e a saúde das pessoas e do planeta agradece!
Não deixe de usar ingredientes só porque eles são amargos ou não te agradam. Se bem misturados com outros ingredientes de sabores mais suaves, podem ficar uma delícia e a criança ganha com a variedade de nutrientes.
Batata inglesa, tomate e berinjela não são indicados para bebês! Carnes também só entram no cardápio no 3º ano de vida!



Por que não carne: a carne é principalmente uma proteína e também não deve ser dada para as crianças, de preferência até os 3 anos de idade (assim como o ovo). Além da proteína animal, também contem hormônios, antibióticos, promotores de crescimento e a adrenalina, altamente tóxica, que animal gerou antes de ser abatido, e que acabam passando para o nosso organismo quando comemos carne (de vaca, franco e mesmo peixes). Além disso, há uma explicação mais espiritual, se alguém quiser saber posso até desenvolver mais o assunto!

Por que não leguminosas: as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc) são aconselhadas para crianças após 1 ano e 1/2 de idade, pois contém muita proteína e o rim ainda não esta preparado para eliminar toda uréia, intoxicando assim o organismo da criança.

Por que não ovo: o ovo contém enxofre e proteína demais. A clara é alérgica. O ovo é uma célula inteira, com todas as condições para criar algo novo, é coisa demais para uma criança pequena e seus órgãos ainda não totalmente prontos. Ele pode ser usado como ingrediente de uma torta, por exemplo, após 1 ano e 1/2 de idade.
Quando der ovo para criança, pesquise as marcas que criam as galinhas soltas.
Dica de marca: Korin


Lanche da Tarde:
uma fruta raspadinha ou amassadinha com iogurte integral, pode também ser ricota ou queijo fresco e salpicar com hortelã raladinha.
Chás de todos os tipos (sem cafeína) camomila, erva-doce, cidreira, etc.
Para emergências e quando já tiverem dentinho: Barrinha de Cereal Orgânica sem açúcar: Biobrasil Products - www.biobrasilproducts.com.br
As frutas secas também são muito boas, mesmo para aqueles que ainda não têm dentes mas estão com a gengiva irritada e querem estar sempre esfregando algo nelas. Damasco, bananinhas, maçã, etc.
Damos para a criança o pão duro (ou italiano) quando a gengiva começa a coçar por causa dos dentes que estão prestes a despontar. Ela não chega a ingeri-lo, fica amassadinho no céu da boca e deve ser retirado com o dedo de tempos em tempos para que não engasgue.

Também anexei a Roda da Semana, com as características de cada dia: cor, planeta, som... tem gente que tenta respeitar esse ritmo em suas vidas...



E envio também os horários do ritmo do dia que adotei para a minha casa. Até hoje o esquema é mais ou menos esse! Este horário não fui eu que inventei e dá muito certo!!!



Espero ter ajudado! Podem ligar, escrever, perguntar o que quiserem!!!
Grande abraço e bom apetite,
Tarsila e Emilia

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tarsila!
Primeiro queria te dizer que ameeei o blog! E parece que essa discussão sobre alimentação caiu como uma luva pra mim e pra nós aqui em casa! O Hugo acabou de completar 1 ano (dia 21) e a gente ainda está se entendendo com as rotinas e alimentos. Queria te perguntar duas coisas, como funciona a roda da semana que vc apresentou? O que tem a ver as cores e os dizeres (ex.: discussão com adversários...)? Vc poderia me indicar alguma leitura sobre o assunto? Beijos! Yuri (mãe de Yasmin 3 anos e Hugo de 1 ano, morando em BH/MG)

adriana disse...

Puxa, adoraria participar deste s encontros. Minha filha está com 6 meses e 20 dias. Mama no peito de manha, na hora do almoço e a noite. Por causa de um resfriado/rinite que não passa resolvemos cortar a fórmula que ela tomava quando eu estava no trabalho.
A pediatra sugeriu que poderia ser alergia ao leite de vaca e cortamso. Fazem 5 dias e o resfriado, que já dura umas 3 semanas, não melhora! Alguem ja passou por isso?
Bom, vou visitar o blog de vcs mais vezes para checar as novidades bj Adriana (mae da Ana Clara)

Anônimo disse...

olá! Adorei o blog e gostaria de participar dos encontros do Clube também! Sou mãe de primeira viagem e tenho muitas curiosidades, perguntas e maravilhas pra trocar! Minha filha Julia está com 3 meses e meio.
Beijos, Milena

Anônimo disse...

Bom dia,

Sou mae de uma menina que logo completa 11 meses. Adorei o topico... O Livro Consultorio Pediatrico esta minha unica fonte até entao.
Duvidas: a cenoura e outras fontes de caroteno... no livro fala para consumir com moderacao e na sugestao a cenoura aparece todas as semanas. E a berinjela nao tinha lido nada antes... pq nao usa-la, algo com as sementes?
Tenho tido dificuldade de desmamar pq minha filha embora coma muito bem é dependente de mamar para dormir e tambem mama durante a noite.
Alguem já passou por isso? Alguma dica?
Detalhe ela dorme muito pouco durante o dia... quase sempre o soninho eh de 20 a no maximo 60 minutos.
Pretendo desmama-la antes de engravidar novamente e eu tambem me sinto muito "pressionada" e me sinto desrespeitando o ritmo dela.

Casulo Baby Bag disse...

Olá,

A cenoura pode ser sim consumida toda semana, excesso talvez seja o consumo em duas refeições diarias. Inclusive ela é importante pela vitamina A e para dar consistencia às fezes, evitar diarreia. Procure utilizar cenouras orgânicas para evitar alguma possivel alergia.
Algumas crianças deveriam comer mais raizes e outras mais frutos, isso vai depender do tipo de cada criança, para determinar isso é preciso fazer uma observação mais aprofundada.
A berinjela é uma solanacea, contem solanina, um tóxico que deve ser eliminado pelo fígado e o da criança até os 3 anos não esta maduro suficiente. Devemos poupar o organismo da criança nos primeiros anos de vida enquanto os orgãos que eliminam toxinas ainda não estão amadurecidos, como rins e fígado, afim de evitarmos estresse físico e anímico que pode levar a infecções e ou estados de alteração de humor.
Quanto ao desmame e as mamadas noturnas voce não esta sozinha, muitas passam por esse aperto e existem maneiras de contorna-lo. Primeira coisa é se livrar da pressão. Amamentação é algo de dois, depende da dupla para acontecer e é essa dupla que vai determinar como e até quando a amamentação vai. Pessoalmente sou bastante partidária da amamentação até no maximo 1 ano de idade. Depois disso não vejo muita função nutricional no leite materno, ele apenas inibe a capacidade de pleno desenvolvimento do sistema imunológico da criança e cria uma dependencia emocional excessiva da criança em relação à mãe. A criança se torna consciente o suficiente para dificultar o desmame, o que pode tornar esse processo muito mais doloroso para ambas as partes.
Acho que o primeiro passo é o desmame noturno. Ela ja tem idade suficiente para dormir a noite toda sem precisar da mamada. Com meus filhos consegui isso oferecendo agua durante a noite. Água é tão sem graça que eles desistiram de acordar, deu super certo. Claro que tive que ser firme e ouvir um tanto de reclamação, educar é isso, ouvir protestos mas ter a certeza de que estamos fazendo o melhor por eles.
Se quiser podemos falar mais sobre o assunto, me escreva no tarsilasa@uol.com.br
Abraço, Tarsila

Anônimo disse...

qual a opiniao de vcs em relacao ao leite em pó? é melhor usar o leite convencional ou o leite específico para bebes? a fomulação nao muda muito, a diferença para algumas miligramas de elementos bem especificos.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta DESINFORMAÇÃO. Estudem e pesquisem mais antes de escreverem tais coisas!

Unknown disse...

Incentivar o desmame e ainda sugerir a oferta de água ao invés do leite materno é demais! A proprio OMG sugere a amamentação em livre demanda até no minimo 24 meses de vida. Bora se informar melhor ;)

Anônimo disse...

Adotei conhecimento antroposofico como minha filosofia de vida.Achei as informações muito ricas, resumidas e praticas, gostei muito, agradeço a troca das mamães e ao blog por compartilhar! Informaçoes em conformidade com o desenvolvimento fisico, animico-espiritual. Obrigada!

Anônimo disse...

ESTAVA A PASSEAR PELA REDE QUANDO ME DEPAREI COM TEU BLOG E... KA-RA-LHOOOOOOUUUU!!! NÃO DAR CARNE E OVOS PARA A CRIANÇA??? TU TENS NOÇÃO DE QUE FALAS? SOU PEDIATRA, NUTRICIONISTA E FISIOLOGISTA, ENTÃO VOU FALAR COM BASE EM MAIS DE 25 ANOS DE EXPERIÊNCIA: ÉS UMA LOUCA EM DAR ESTAS DICAS! A PARTIR DO MOMENTO QUE O BEBÊ INICIA SUA VIDA COM ALIMENTOS SE NÃO O LEITE MATERNO, ELE DEVE "S I M", COMER CARNE BOVINA (ALGUMAS ESPECÍFICAS) OVOS, PEIXES E OUTROS TIPOS DE PROTEÍNAS, CLARO, SABENDO DAS FONTES E SE SÃO PRÓPRIAS PARA CONSUMO. É BALELA ESSE COMENTÁRIO DE QUE "É ESPIRITUAL". a SAÚDE DELE AGRADECE A CARNINHA... MEU FILHO, POR EXEMPLO, A PARTIR DE 8 MESES DE IDADE TOMAVA WHEY PROTEIN HIDROLISADO E ATÉ O FAMOSOS AÇAÍ BRASILEIRO. POR FAVOR, PELA SAÚDE E BEM ESTAR DAS CRIANÇAS. ALIMENTE CORRECTAMENTE SUAS CRIANÇAS! PROTEÍNA É FUNDAMENTAL! 15 A 20 GRAMAS POR DIA!
PASSAR BEM!