quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Não somos animais políticos

Queridas Mães, quero compartilhar com vocês um texto do filósofo e biólogo chileno Humberto Maturana que nos dá a dimensão da importância do papel da mãe na formação de uma sociedade como um todo! Ilustro esse texto com uma foto linda feita pelo meu pai onde apareço com a minha mãe em um momento iluminado!




Não somos animais políticos. Somos animais cooperadores.
A cooperação se dá única e exclusivamente, nas relações de respeito mútuo.
A cooperação não se dá nas relações de dominação e submissão.
A obediência não é um ato de cooperação.

Não importa a idade, adoecemos quando se interfere no amor.
Qual a Medicina fundamental? O AMOR!
Nós os seres humanos, somos dependentes do amor.
Os mamíferos em geral o são, mas nós o somos em particular.

O amor é fundamental nas relações.
Mas o amor não é outra coisa que o domínio das condutas nas quais o outro surge como legítimo outro na convivência com alguém e isso é o que constitui o social.

A infância pode contribuir na construção da paz, na medida em que conservamos a relação materno infantil, que é uma relação, na qual surge a convivência social.
É possível somente na medida em que nossas crianças cresçam como seres que conservem o respeito por si mesmos e o respeito pelo outro.

Se quisermos construir uma convivência democrática, temos que assumir que a democracia se funda no respeito pelo outro e que o respeito se aprende na relação materno infantil e se pode conservar se alguém é cuidadoso com o desenvolvimento das crianças, de modo que cheguem a ser adultos capazes de consciência social.

Criança que não cresce no amor não cresce como ser social.



Humberto MATURANA
Pensador, Biólogo e Médico


Foto: José Albano

Beijos, Emilia

Nenhum comentário: